Com o objetivo de apoiar, inclusive financeiramente, os hospitais regionais e estaduais geridos pela SESAPI no sentido de integrá-los ao processo de implementação da Política Nacional de Assistência Hospitalar, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) celebrou na amanhã desta quarta-feira (23) em Floriano, uma nova contratualização com unidades hospitalares que compõem a Rede SUS (Sistema Único de Saúde) no Piauí.

A primeira etapa aconteceu na sede da Coordenação Regional de Saúde de Floriano, com a presença do secretário de saúde, Mirócles Veras, o diretor do Hospital Regional Esutáquio Portela de Valença, Jarbas Matias, secretária municipal de saúde de Valença, Suzana Alexandrino Nogueira, Coordenadora da 7ª Gerência Regional da Saúde, Maria de Fátima Coelho entre outros servidores e autoridades.

Assinaram o novo modelo de contratualização os hospitais de Floriano, Uruçuí, Bom Jesus, Corrente, Curimatá, São Raimundo Nonato, São João do Piauí, Canto do Buriti, Picos, Oeiras, Simplício Mendes, Valença, Elesbão Veloso, Amarante e Demerval Lobão.

“Vamos repassar 20% a mais para cada hospital em cima da produção de cada unidade de saúde”, explica o secretário. Antes da assinatura dos documentos, os diretores dos hospitais e gestores de saúde participaram de palestras e debates sobre o tema. Vários integrantes da equipe técnica da Sesapi estiveram no evento tirando dúvidas e explicando como será a contratualização.

Segundo ele, os hospitais receberão mais recursos, mas também serão cobrados por resultados positivos, principalmente em relação à resolutividade. “Será feito um plano operativo de cada hospital. Queremos assim aumentar a resolutividade e diminuir o fluxo de pacientes para Teresina e, desta forma, melhorar a qualidade de vida deles”, afirmou Mirócles Veras.

Ainda de acordo com o secretário, esse formato de contratualização atende a uma portaria do governo federal, mas poucos estados a cumprem. “É uma determinação do governo e o Piauí passa a ser um dos poucos a integrá-la”, disse o secretário.

Na sexta-feira será a vez de hospitais da região norte geridos pela Sesapi. Farão a contratualização as unidades de saúde de Parnaíba (HEDA), Piripiri, Campo Maior, Esperantina, São Miguel do Tapuio, Luzilândia, Buriti dos Lopes.

Fotos: Kerollayne Oliveira – 180graus

sam0201-7-600x450w sam0202-5-600x450w sam0812-4-600x450w

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui