Durante debate promovido pela TV Meio Norte nesta quarta-feira (23), Wilson Martins (PSB) apresentou suas propostas para dar voz ao Piauí no Senado. Wilson defendeu temas como a redefinição do pacto federativo, a reforma tributária e a reforma política. O candidato centrou sua participação no debate na discussão de ideias e propostas para o desenvolvimento do Piauí através de atuação no Senado Federal.

“Quero ser senador para colocarmos em pauta projetos urgentes, buscar mais recursos para ajudar na construção de um novo Piauí”, afirmou Wilson. Ao defender a redefinição do pacto federativo, o candidato criticou a excessiva centralização do Governo Federal, com reflexos cruéis para os estados, em especial aqueles mais vulneráveis, como o Piauí. Os transtornos causados por essa concentração são perceptíveis, por exemplo, quando da realização de desonerações de impostos por parte do Governo Federal, segundo o ex-governador.

Sobre reforma política, Wilson defendeu a realização de eleições gerais e municipais em conjunto, a cada cinco anos, e o fim da reeleição. “A reforma política é tema que precisa ser tratado no Congresso Nacional e que não tem sido discutido com a importância”, declarou.

Ainda durante o debate, Wilson falou sobre realizações de seu mandato como governador. Na área da saúde, destacou a estruturação dos hospitais regionais, garantindo a eles maior resolubilidade, e dos hospitais de referência, como HGV e Hospital Infantil Lucídio Portela, em Teresina, e a implantação do Serviço Aeromédico de Urgência, o SAMU Aéreo.

Na área de gestão, Wilson lembrou a implantação do Sistema de Monitoramento de Metas, que permitiu o acompanhamento rigoroso das ações do Governo do Estado, e a ampliação da transparência do poder executivo estadual. “Implementamos um modelo de gestão pautado em metas e monitoramento das contas e das obras do Estado. O Piauí saltou do 24° lugar para o 5° na transparência no país”, declarou.

“A proposta do debate é discutir o Piauí, discutir propostas para uma atuação no Senado Federal. O debate fortalece a democracia, fortalece o processo que é fundamental não apenas para ser eleito, mas para que você possa assumir compromissos para retribuir ao povo do Piauí”, avaliou Wilson ao final do debate.

IMG_5074-1

ASCOM

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook