O governador Wellington Dias (PT) anunciou nesta quinta-feira (28) que três universidades do Piauí – Ufpi, Ifpi e Uespi – irão ofertar novos cursos através de vestibular para mais de 50 municípios do Estado.

Entre os cursos estão engenharia mecatrônica, turismo, e formação em energia sustentável e mineração. Serão investidos mais de R$ 30 milhões na Uespi (Universidade Estadual do Piauí), recursos do empréstimo do governo com o Banco Mundial.

b864e82746f71e9bbd79f6775bafb4de

Ao comemorar os 30 anos da Universidade Estadual do Piauí, o governador informou que o edital será lançado ainda em agosto. A previsão é de ofertar mais de quatro mil vagas para os municípios.

“Estou defendendo que possamos atuar nessas áreas novas como geologia, temos gás, petróleo, essa área de engenharia mecatrônica, área da energia elétrica voltada para energia solar, eólica, biomassa, e destaco a mineração, já que precisa de mais engenheiro da mineração”, disse.

Wellington Dias ressaltou que a proposta é de descentralizar área como a do turismo. Ele lembrou que existem cursos de turismo em Parnaíba, Teresina e São Raimundo Nonato e que há demanda para o município de Oeiras e outras regiões que precisam se avançar.

“A ideia é ter um casamento na formação daquilo que a gente oferece de curso com a demanda para que a pessoa ao se formar ter as condições de ser empregado ou empreendedor. Vou lançar agora em agosto um vestibular para cursos de Uespi, Ifpi e Ufpi para 52 novos  municípios que não tem ensino superior. A meta é chegar a 130 municípios com o ciclo completo da creche até a pós graduação”.

Demanda em regiões

O reitor da Uespi, Nouga Cardoso confirmou que a instituição prepara edital para o vestibular em agosto. Ele destacou que os estudantes estão se formando em algumas regiões e estão com dificuldade de conseguir emprego. Por outro lado, existem cidades com demandas em setores.

“O governador tem um sonho de levar aos 224 municípios o ensino superior e a gente vai fazer isso através da educação a distância. Nesse momento estamos fechando com a Secretaria de Educação o curso superior em 50 cidades que ofertará em torno de 4 mil vagas”, disse Nouga.

Fonte: Flash Yala Sena

cidadeverde.com

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui