Um grave acidente que ocorreu por volta das 23h40 do domingo (26) no cruzamento da Avenida Miguel Rosa e Rua Jacob de Almendra, Centro de Teresina, deixou um jovem morto e outros dois feridos. Conforme a Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran), três rapazes, dois deles irmãos, estavam em um Fusca quando um Corolla colidiu na lateral do carro.

Um dos jovens identificado como Bruno Queiroz, 30 anos, morreu na hora. Ele estava no veículo com o irmão Francisco das Chagas Junior, 32 anos, e um amigo de nome Jader Damasceno, 26 anos, que ficaram gravemente feridos e foram levados ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT). O motorista do Corolla foi detido e exame clínico constatou embriaguez.

img_5874

Foi necessária a intervenção do Corpo de Bombeiros para ajudar no resgate das vítimas que ficaram presas às ferragens. “O trabalho de resgate foi bastante difícil porque o Fusca é um veículo bastante pesado, com muito metal e em casos de acidente assim muitas vezes as vítimas ficam presas às ferragens ou há risco de incêndio”, falou Egídio Nóbrega, major do Corpo de Bombeiros.

Os três rapazes voltavam do Parque da Cidadania, espaço de lazer recém-inaugurado na capital, quando o acidente aconteceu. Francisco das Chagas Junior é idealizado do movimento cultural Salve Rainha que promove uma série de intervenções artísticas em espaços públicos da cidade.

Segundo o major Iran Moura, testemunhas relataram que após o acidente o motorista do Corolla tentou fugir do local, mas acabou sendo preso por policiais do 1º Batalhão de Polícia Militar e encaminhado à Central de Flagrantes. Um exame clínico feito no Instituto Médico Legal (IML) constatou que o motorista estava embriagado.

fusca2

“O rapaz foi autuado por homicídio, lesão corporal, por tentar afastar-se do local sem prestar socorro às vítimas e ainda por dirigir embriagado. O trabalho da perícia se concentra agora em verificar se no local há radar que possa ter capturado imagens”, falou o major do Ciptran.

De acordo com ele ainda não é possível saber se um dos condutores invadiu o semáforo, mas a Polícia Civil já solicitou imagens do circuito de monitoramento de estabelecimentos próximos ao local para ter informações sobre as circunstâncias do acidente.

Conforme informações do HUT, Francisco das Chagas Júnior está na UTI em estado gravíssimo. Ele teve esmagamento da perna direita, traumatismo craniano e outras fraturas. Jader Damasceno foi submetido a uma cirurgia no tórax, também teve lesão de membros inferiores e trauma craniano.

As investigações serão conduzidas pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Trânsito.

Punição
Atualmente, a punição para quem dirigir embriagado e provocar acidente fatal é de 2 a 4 anos de detenção, além da suspensão da permissão para dirigir veículo automotor.

Em setembro do ano passado, a Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que dobra a pena para o motorista alcoolizado que provocar acidente com morte. Pela proposta, a punição para o homicídio culposo (sem intenção de matar) cometido por condutor embriagado passará a ser de 4 a 8 anos de reclusão. Assim, quem pegar a pena máxima terá que cumprir a punição na cadeia, em regime fechado. O texto ainda está sob análise do Senado Federal.

O texto aprovado pelos deputados também prevê pena mais alta para motorista bêbado que provocar acidente que resulte em lesão corporal grave. Hoje a pena é de 2 a 4 anos de prisão. Com a proposta, a pena será de 2 a 5 anos prisão.

Fonte e Imagens: G1PI

 

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui