Os crimes de trânsito estão entre os que mais provocam aberturas de inquéritos no Piauí. De acordo com a titular da Delegacia de Repressão aos Crimes de Trânsito (DRCT), delegada Cassandra Moraes Souza, a especializada só perde para as delegacias que investigam o tráfico de drogas e roubo de veículos. Nos primeiros cinco meses deste ano, foram 136 inquéritos abertos. Em 2015, foram contabilizados 381.

Segundo Cassandra Moraes Sousa, a DRCT conta com duas delegadas: uma para cuidar dos inquéritos devolvidos pela Justiça, a delegada Érica Mourão, e ela que fica responsável pelas investigações iniciadas no ano passado e neste ano. A titular diz que a atual estrutura não tem atendido a crescente demanda.

“Os números mostram que temos uma demanda grande para uma estrutura ainda pequena. Em 2015 foram 381 inquéritos abertos com 50% de flagrantes. O trabalho tem sido intenso e não é menor que o da Depre e o da Polinter (especializadas de tráfico de drogas e roubo de carros, respectivamente)”, disse a delegada.

Entre os crimes previstos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estão: praticar homicídio culposo ou lesão corporal na direção de veículo automotor; não prestar socorro médico após o acidente; afastar-se do local para fugir às responsabilidades penais e civis; violar a suspensão ou a proibição de obter a habilitação para dirigir; participar de rachas (disputas ou competições em via pública) e ainda trafegar em alta velocidade.

Atualmente, a punição para quem dirigir embriagado e provocar acidente fatal é de 2 a 4 anos de detenção, além da suspensão da permissão para dirigir veículo automotor.

cassandra

Delegada Cassandra Moraes Souza, titular da DRCT (Foto: Reprodução/TV Clube)

No ano passado, a Delegacia de Repressão a Entorpecentes (Depre) registrou 421 inquéritos, com 84% de flagrantes, contando com cinco delegados para presidir as investigações. Já a Polícia Interestadual conta com três delegados e registrou 402 inquéritos, com 74 % de flagrantes em 2015.

Para dar resolutividade a estes processos, a DRCT tem trabalhado em horários diferenciados, com expediente aos sábados. “Nossa produção é tão grande que todos os sábados realizamos mutirões de oitivas de inquéritos devolvidos. Todo acidente de trânsito que envolve vítima fatal gera um inquérito e isso requer uma equipe grande”, afirmou a delegada.

Desde o início do ano, 136 inquéritos foram instaurados no Piauí e em 73 deles houve mortes. A média é de quase 30 inquéritos por mês, um por dia. São casos como o do acidente que aconteceu no último domingo (26) em Teresina e deixou um jovem morto e outro dois feridos gravemente. Segundo a Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran), o motorista que colidiu contra o carro que levava os rapazes estava embriagado, estado que foi comprovado após exame no Instituto Médico Legal (IML).

Sobre esse fato a delegada informou que as investigações estão em curso. “Já temos em mãos as imagens das câmeras de segurança de um estabelecimento comercial e que capturaram o momento do acidente”, afirmou a delegada não querendo dar mais detalhes. A delegacia também está em busca de pessoas que testemunharam a colisão.

Fonte e imagens:G1

aciden43

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui