A saída da zona de conforto e a busca por uma vida mais saudável e menos sedentária está cada vez mais comum entre os piauienses. No último ano, cresceu significativamente o número de pessoas que se engajaram nas principais modalidades esportivas existentes na capital. Apesar da corrida e o ciclismo já serem utilizadas há muito tempo por outros atletas aqui no Estado, somente agora eles são considerados a grande aposta para que surjam futuros atletas no triathlon.

“O triathlon no Piauí tem uma característica diferente, são pessoas que vem da corrida, ou do ciclismo. Se fizermos uma pesquisa, 80% dos triatletas aqui do Estado, vieram destas duas modalidades. Quem começa a correr, sente a necessidade de pedalar, depois quer fazer os dois juntos. Ai nesse momento aparece nossa Federação e os apresenta o triathlon”, disse Paulo Victor, atleta de triathlon no Estado.

A combinação da natação, com o ciclismo e a corrida já tem uma historia antiga aqui no Estado. Há mais de 20 anos surgiu o primeiro comentário sobre o esporte, e junto a isso, surgiram também os primeiros atletas, que se desafiavam a encarar 1,5 km de natação, 40 km de bicicleta e 10 km de corrida.

“Superar limites. Essa é a frase que usamos como meta. É indescritível a sensação de participar de uma prova como essa, e poder completa-la. Quem chega em primeiro, e quem chega entre os últimos, pode ter certeza, é a mesma felicidade e realização”, descreveu o atleta Gustavo Constantino.

O início

Para quem deseja iniciar no esporte, não precisa de muito, mas apensa ter certa intimidade com as três modalidades. Para quem já vive diariamente com a natação, ciclismo e corrida, basta procurar um treinador adequado, que possa organizar as três praticas para um bom treino.

“Para quem deseja iniciar no triathlon, pode achar aqui em Teresina um bom treinador. Aqui tem muito profissional especializado, que pode treinar cada modalidade, e ainda organizar para o treino das três”, explicou Paulo Victor.

A porta de entrada para o esporte é muito boa, mas para aqueles que realmente pretendem pegar o triathlon como uma condição de vida, é necessária uma boa disciplina, podendo ainda, abrir mão de algumas coisas, garantindo assim o bom desenvolvimento na pista.

“Tem que abrir mão de algumas coisas sim. Tem que ter disciplina. Aquela festa no final de semana antes de um treino, um churrasco com os amigos, essas coisas. Sem falar da alimentação, que agora mais de nunca tem que ser balanceada, quanto mais natural melhor”, explicou Gustavo Constantino.

Os resultados
Os melhores possíveis. Quem se empenha no triathlon receber em troca os melhores benefícios imagináveis, em curto ou longo prazo. É um trabalho de corpo e mente, que trás uma liberação incontável de felicidade.

“O primeiro da lista de resultados está a alto-estima, pode ter certeza. Você se sente bem com tudo, com você mesmo e com os outros. A felicidade, a sensação de superação, em exigir tudo que seu copo pode dar, a emoção em terminar uma prova, é realmente indescritível”, declarou Gustavo Constantino.

20140719142234_22bd6 20140719141528_a5f54

Fonte:  Dulce Furtado do PortalAZ

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui