Muito triste por ser Nordestino, região de pessoas sem cultura, é o atraso do país, só existe pobreza, além do mais, tudo de ruim saiu no Nordeste.

Inclusive, foi da região mais pobre do país, do NORDESTE, região das pessoas mais sem cultura do Brasil, onde a pobreza impera, o sol escaldante reina e a seca castiga seus moradores, isso mesmo, mas foi do Nordeste que saiu alguns nomes da literatura, poderia falar mais alguns, mas como se esquecer do alagoano, Graciliano Ramos, dos paraibanos, José Lins do Rego e Ariano Suassuna, além, dos pernambucanos, João Cabral de Melo Neto e Manuel Bandeira?

Ah! É uma pena para o resto do país, que, também, saiu do Nordeste, mais precisamente do Maranhão, Gonçalves Dias, Aluísio de Azevedo e Ferreira Gullar. Já do Ceará posso falar de José de Alencar e Rachel de Queiroz, além de Patativa do Assaré e porque não comentar o nome de Padre Cícero?

A Bahia nos deu como herança Jorge Amado, triste do Nordeste, não é?

Conhece Chico Anysio, Renato Aragão (ou Didi Mocó), Tom Cavalcante e o palhaço Tiririca?

Vamos falar de atores, já ouviu falar em José Wilker, Marco Nanini, Lázaro Ramos e Wagner Moura?

Pois é, todos Nordestinos.

Que tal cantarmos uma música, Luiz Gonzaga, pode ser?

Olha o que disse velho Lua:

“Quero ser lembrado como o sanfoneiro que amou e cantou muito seu povo, o SERTÃO, que cantou as aves, os animais, os padres, os cangaceiros, os retirantes, os valentes, os covardes, o amor”.

Mais uma do ETERNO GONZAGÃO:

“Minha vida é andar
Por esse país
Pra ver se um dia
Descanso feliz
Guardando as recordações
Das terras por onde passei
Andando pelos SERTÕES
E dos amigos que lá deixei”.

Ainda podemos falar de Alceu Valença, Dominguinhos, mas, que tal Geraldo Azevedo, Zé Ramalho ou Fagner?

Ah… No Nordeste tem até Rockeiros, Pitty, está bom?

Poderia falar, também, de Raul Seixas, mas acho que todos vocês conhecem, certo?

Olha o que ele nos deixou de legado:

“…Oh! Oh! Oh! Oh!
Tente!
Levante sua mão sedenta
E recomece a andar
Não pense
Que a cabeça aguenta
Se você parar
Não! Não! Não!
Não! Não! Não!…”

Vamos mudar de assunto, que tal política?

Talvez, se não fosse à luta de um Piauiense, isso mesmo, Piauiense, mais conhecido como Ministro Petrônio Portela, todos nós não teríamos nem a oportunidade de ir às urnas, mas existiu esse Nordestino para batalhar pela democracia do nosso país e, muitos anos depois, vocês elegeram aquele palhaço, lembra, o TIRIRICA, o Abestado, ele é cearense, Nordestino e foi tomar a vaga de Deputado Federal de um paulista no seu estado, falar em Deputado Federal em São Paulo conhece o Piauiense Frank Aguiar, Nordestino, desta vez não foi eleito, mas já ocupou esse cargo e nem foi no Nordeste, além de ter sido vice-prefeito de São Bernardo do Campo, lembra?

E, se eu falasse em um Presidente da República, Nordestino, dá para lembrar?

Eita Nordeste véi arretado da peste!

———

Muito triste por ser Nordestino, região de pessoas sem cultura, é o atraso do país, só existe pobreza, além do mais, tudo de ruim saiu no Nordeste.

TCA_3011
Odemar Martins – Graduando em Marketing
Valençano, Piauiense e Nordestino.

Edição Wesley Cunha, Fonte escrita por Odemar Martins.

 

 

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

10 COMENTÁRIOS

  1. Sou Mineiro, nascido e criado em Belo Horizonte. Devo tanto ao nordeste e aos nordestinos, em especial ao Piauí, que posso com ousadia me considerar nordestino de coração. Nordeste tem problemas, mas, qual região não os tem? Nordeste tem muitas pessoas e coisas boas, mas, qual região não os tem? Contudo, se colocar na balança, os nordestinos são melhores, mais aguerridos a batalha, a valentia e ao trabalho, justamente por terem tido menos facilidades (como nós, no exemplo, aqui em Minas, com tanta riqueza mineral) O sol escaldante é força e felicidade, o sangue de vocês nordestinos é nobre de fibra, de aço. Eu devo minha formação cultural praticamente toda a nordestinos. E devo muito ao Estado do Piauí em especial. Grande abraço das Montanhas Gerais.

  2. Parabéns pelo texto dirigido aos que ainda não sabem sobre a nossa cultura, não estuda sobre nosso povo, não sabe onde fica essa região onde encontramos vários colírios da nossa musicalidade,vários poetas e escritores renomados … enfim,,para os que não sabem , conheça mais o nosso querido , amado e jamais esquecido Nordeste. Excelente texto, parabéns…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui