O portal valencaoline.com tomou conhecimento através do 45Graus.com  que sexta-feira (10) de fevereiro teve mais uma sessão tumultuada cheia de muito disse me disse entre os vereadores, de modo que está ficando insustentável, para nós valencianos, isso é uma vergonha, disse um expectador da sessão, veja a seguir a matéria do portal 45Graus.com, que é de outra região do estado.

000

“O polêmico projeto que aumenta 3 secretarias na administração pública de Valença do Piauí foi aprovado pela Câmara Municipal na última sexta-feira (10).

Em uma votação polêmica, a grande maioria dos vereadores, todos da base da prefeita Ceiça Dias (PTC), votou pela aprovação do projeto, que cria a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Secretaria Municipal de Comunicação e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, mesmo após os vereadores Íris Moreira (PP) e Rubens Alencar (PMDB) pedirem vistas do processo.

O pedido de vistas é possível e um recurso bastante utilizado por parlamentares para se analisar melhor o conteúdo dos projetos adiando, portanto, sua votação. O projeto de lei tramitava nas comissões da Câmara de Valença desde o último dia 27 de janeiro e altera a Lei nº 1.123/2009 desmembrando a parte de esporte e lazer da Secretaria de Cultura, a de meio ambiente da Secretaria de Agricultura e criado a Secretaria de Comunicação.

Durante a votação um grupo de manifestantes ocupou o plenário da câmara, mas a manifestação não conseguiu barrar a aprovação do projeto. Houve um princípio de tensão durante os trabalhos e os vereadores de oposição Íris Moreira (PP) e Rubens Alencar (PMDB) se retiraram da sessão.

O projeto aprovado pelos vereadores cria ainda o cargo de tesoureiro da Secretaria Municipal de Finanças e onera os cofres públicos em mais 4 novos cargos, já que o mesmo texto extingue 3 cargos comissionados de chefia. O projeto aprovado pelos vereadores de Valença também permite a prefeita Ceiça Dias de custear os novos cargos com recursos do município, mas não especifica de que áreas.

O ato da atual gestão vai de encontro à tendência nacional de redução de gastos das administrações, já que em grande maioria dos municípios prefeitos estão extinguindo e agregando secretarias com a finalidade de reduzir custos.

Os vereadores de oposição afirmaram que vão acionar o Ministério Público em Valença para tentar barrar a sansão do projeto. Segundo eles, o pedido de vistas solicitado em sessão não foi respeitado pela mesa diretora da casa”.

Fonte: 45graus.com

 

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui