Cícero Portella Nunes, filho de João Pereira Nunes, Antônia Joaquina Portella Nunes, nasceu em Valença do Piauí a 03 de junho de 1884. Em sua terra natal, aprendeu a ler escrever e a contar.

Feitos, em Teresina os estudos preparatórios ingressou no seminário Episcopal do Piauí, onde fez os cursos, de Filosofia e Teologia. Ordenou-se a 25 de dezembro de 1910. Celebrou a primeira Missa em Valença do Piauí a 06 de janeiro de 1911.

Fixou residência em Teresina, exercendo o sacerdócio e lecionando. No Governo diocesana de D. Otaviano,  recebeu a designação de cônego, integrando o Cabido Diocesano.

23 - igreja-4-400x300

Fundou a 1º de fevereiro de 1915 o Colégio Bento XV, do qual se fez Diretor. Foi Vigário Geral da Diocese por ato daquele Sumo pontífice recebeu em 1920, o título de Monsenhor.

Em 1922, era Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí. Na gestão de D. Severino foi vigário de Campa Maior-PI e União – PI.

Mudou-se para o Rio de Janeiro, tornou-se também orador sacro, jornalista, polemista, conferencista e integrou o Cabido Arquidiocesano na colegiata de São Pedro.

Em 1935, regressou a Teresina sendo Diretor do Colégio Diocesano até 1938. Voltou a residir no Rio de Janeiro, onde faleceu a 02 de janeiro de 2964.

Vultos de Valença do Piauí Século XIX.

Autor: Alcides Martins Nunes.

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui