Belino de Castro e Silva, filho de Norberto de Castro e Silva e de Eulália Soares de Castro e Silva, nasceu em Valença, a 11 de abril de 1861, em sua terra natal, adquiriu os conhecimentos primários, constantes de leitura, escrita e das quatros operações fundamentais; e, com eles iniciou a luta pela existência.

23 - igreja-4-400x300

 

Era ainda moço quando se dedicou ao comercio, em Valença, atraído pela política, com menos de 20 anos , em 1860, elegeu-se Vereador de seu município, e teve mandato iniciado em janeiro do ano seguinte.

Em 1886, foi eleito Deputado Provincial, tomando posse no mesmo ano, também, em 1887, foi vice-presidente da Câmara Municipal de Valença, era, naquele tempo, possível a acumulação dos exercícios dos dois cargos.

No regime Republicano, continuou com as atividades políticas, obtendo sempre êxito, assim em 1890, foi Membro da Junta de Alistamento Eleitoral, visando o pleito do ano seguinte.

Dissolvida a Assembléia Piauiense, que promulgou a constituição do Estado do Piauí em 1891, e convocada outra, para elaborar nova carta constitucional, foi eleito Deputado Estadual, sendo um dos constituintes em 1892.

Faleceu com mais de 70 anos.

Autor: Alcides Martins Nunes.

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui