Eustáquio Portella Nunes, filho de João Pereira Nunes, e de Antonia Joaquina Portella Nunes, nasceu em Valença, a 03 de fevereiro 1891. Em sua terra natal fez o curso primário, ainda jovem, iniciou a luta pela vida, fez-se comerciante em Valença.

Em 1933, ingressando na política foi Prefeito de Valença e Presidente do Conselho Consultivo do mesmo Município até março de 1936, quando eleito sob a legenda do Partido Nacional Socialista, do qual era chefe, tomou posse no cargo de Vereador Municipal, cujo mandato estendeu-se até 10 de novembro de 1937, inicio do Estado Novo.

Igreja Mariz

Afastado da política partidária, transferiu-se  para Teresina, onde continuou como comerciante, na capital piauiense, foi ainda Vice-Diretor do Colégio São Francisco de Sales (Colégio Diocesano) do qual era Diretor o seu irmão, Monsenhor Cícero Portella Nunes.

Novamente com a redemocratização do País, tornou-se político atuante, filiou-se a União Democrática Nacional; e, em 1948, elegeu-se Prefeito de Valença, cargo que exerceu até 31 de janeiro de 1951.

Na sua gestão foram construídas várias obras, entre as quais, os mercados de Inhuma e São Félix, açudes e estradas; bem como prédios de escolas rurais, em convênio com o Ministério de Educação e Cultura.

Faleceu em Teresina a 25 de dezembro de 1973.

Autor: Doutor Alcides Martins Nunes.

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui